Serra Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande

Um ótimo lugar para fazer caminhadas com a família, em grupos ou até sozinho


Se você quer fazer um passeio com a família ou com amigos ou até sozinho junto a natureza, com segurança e a baixo custo uma ótima opção na zona norte de São Paulo é o Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira.

A caminhada tem duas etapas, a primeira dura em torno de 3 km até a Pedra Grande, local onde você pode ver parte da cidade de São Paulo incluindo zona norte e zona central.


A Pedra Grande como o próprio nome diz é um enorme rochedo localizado no meio da mata o qual tem uma parte exposto no meio da floresta. Esta pequena parte forma um pequeno platô de mais ou menos 100 metros quadrados onde as pessoas param para descansar e contemplar a cidade de São Paulo quando o tempo esta bom.


Da Pedra Grande você pode voltar sentido portaria ou continuar na segunda etapa da caminhada que vai até o Lago das Carpas.

A primeira etapa da caminhada que é até a Pedra Grande a trilha é asfaltada e larga onde as pessoas podem caminhar com segurança e tranquilidade e curtir a natureza.

Nesta primeira etapa, no caminho você vai encontrar imagens curiosas da natureza como um tronco de árvore que se parece com uma pata de Elefante.


Ou um cipó tão grande que parece uma cobra enorme fazendo manobras na beira do caminho


A segunda parte da caminhada é em estrada de terra onde deve-se tomar cuidado com pedras soltas e buracos tem uma distancia de 2 km.

Apesar do caminho ter uma certa dificuldade da para apreciar a natureza e com sorte pode se observar pássaros coloridos ou macacos pulando de galho em galho.


A primeira etapa da caminhada é só subida, a segunda etapa é divido em duas partes, uma é subida e outra decida e o que divide estas duas partes e a Divisa de Município entre São Paulo e Mairiporã.



O final da segunda etapa é numa área de lazer chamada de Lago das Carpas onde tem um lago que antigamente tinha carpas coloridas e agora só peixinhos, mesas e bancos para as pessoas descansarem e lanchar, tem um parquinho para as crianças brincarem além de banheiros e bebedouro.


O passeio é muito agradável e vale a pena. o ingresso custa R$ 16,00, acima de 60 anos paga meia R$ 8,00, Para primeira etapa aconselho a usar roupas leves e um tênis bem macio, mas caso vá fazer a segunda etapa também, aconselho utilizar um tênis ou uma bota para caminhar em lugares onde tenha cascalho ou perigo de escorregar.


Estive nesta caminhada acompanhado de minha esposa Maria José, milha filha Leticia e meu cunhado Alex.



Caminhar é muito bom, é um exercício que faz muito bem para saúde, para mente e para alma. As pesquisas indicam que quem caminha sempre vive mais, então Keep Walking.










42 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo