Parque Estadual do Juquery

Localizado entre os municípios de Caieiras e Franco da Rocha, o Parque Estadual do Juquery é um ótimo lugar para fazer caminhadas ou andar de bicicletas.

O acesso ao Parque é fácil, fica em frente a Escola de Corpo de Bombeiros localizada na rodovia que liga a represa de Mairiporã com o Município de Franco da Rocha.




Na portaria, você recebe todas as informações necessárias para fazer a sua caminhada pelo parque ou pedalar com segurança.

Logo que passa pela portaria você encontra um lugar muito bom para estacionar, com segurança e tranquilidade.




O ideal é sempre fazer caminhada em grupo, porque caso aconteça alguma coisa, como uma queda ou uma torção do pé, sempre vai ter alguém para dar um apoio e chamar uma ajuda se for necessário.


.





Para fazer a caminhada é indispensável utilizar um tênis confortável, macio e justo no pé pois a caminhada é longa e a trilha é irregular e tem muitas pedras pelo caminho,







Existem três opções de trilhas no Parque Juquery, mas a mais escolhida é a mais distante que é a Trilha Ovo do Pato que tem um percurso de 14Km de ida e volta.





A caminhada começa em frente de onde era antiga sede do hospital psiquiátrico que depois virou a primeira penitenciaria agrícola de São Paulo.





A trilha é muito bonita, tem trechos com retas longas onde apreciar o parque ao longe, principalmente na época que fomos que foi logo após o incêndio que teve no parque que queimou 80% do parque




O incêndio que teve no parque foi muito forte e queimou quase tudo, onde havia árvores frondosas com muitas folhas verdes, sobrou só o esqueleto preto na cor do carvão.


Porem, a natureza é surpreendente e onde só tinha galhos queimados na cor do carvão, depois de um mês, começa brotar uma nova vida através de brotos onde achávamos que não havia mais esperança.



Durante a caminhada é possível cruzar com ciclistas que utilizam o parque para fazer seus treinos em grupos ou sozinhos como encontramos o meu filho José Eduardo fazendo o seu treino nas trilhas do parque.





O final da trilha do Ovo do Pato tem uma subida íngreme de mais ou menos 100 metros que demanda um bom esforço nas pernas,


Mas quando se chega no topo, você vê a recompensa do esforço feito, porque do topo do morro do Ovo do Pato pode se avistar as cidades vizinhas ao parque como as cidades de Caieiras, Franco da Rocha e Mairiporã.




Chegar no pico do Morro do Ovo do Pato é uma sensação de vitória porque é uma longa caminhada de mais ou menos 7 km e no final tem uma subida íngreme de 100 metros.


Na volta sentimos o cansaço do esforço para completar a caminhada antes da chuva que estava se aproximando, porem o prazer da sensação de mais uma missão cumprida não tem preço.


Caminhar gera uma sensação muito boa, a sensação de liberdade de escolha onde você decidi a direção que quer seguir. Além de que quando você esta caminhando você vai fazendo uma organização dos seus pensamentos. Refletindo pelos seus atos no passado e planejando um futuro melhor.


Caminhar é muito bom, então Keep Walking


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo